TRATAMENTOS

Escala de Hughes para avaliar déficits motores funcionais
Além dos exames clínicos, um dos recursos utilizados para quantificar a gravidade e o comprometimento das funções motoras é a Escala de Hughes. Este parâmetro é utilizado para definir estágios da doença (SGB ou CIDP).

As alternativas terapêuticas, cujas eficácias foram comprovadas através de estudos prospectivos, controlados e randomizados, incluem:
-
Imunoglobulina humana intravenosa em altas doses, (IgIV) : o processo consiste em adicionar um grande número de anticorpos "virgens" ou "puros" ao plasma sanguíneo para reduzir o efeito dos anticorpos que estão causando o problema
-
Corticosteróides : ajuda a reduzir a inflamação e a aliviar os sintomas
-
Eventualmente plasmaférese : remove anticorpos nocivos do sangue
A escolha do tratamento pode depender da preferência do paciente, dos efeitos colaterais, do custo do tratamento, da duração e da disponibilidade dos medicamentos. Há vantagens e desvantagens de cada opção de tratamento:
A IgIV e plasmaférese pode levar a uma melhora mais rápida no quadro de CIDP comparado a terapia com corticosteróides, mas é menos provável os glicocorticoides produzirem uma remissão.
A IgIV é cara e seu fornecimento às vezes é limitado, principalmente na rede pública de saúde.
Os corticosteróides são baratos, mas o uso contínuo para casos crônicos é limitado por causa dos efeitos colaterais comuns e que requerem muita atenção e cuidados.
A plasmaférese é cara, invasiva e disponível somente em centros especializados.
Outras drogas podem ser usadas quando o tratamento padrão falham ou causam efeitos colaterais significativos, como é o caso da Ciclofosfamida e ciclosporina. Nesta situações o médico deve avaliar outros sinais, sintomas que levem ao uso de medicamentos menos comuns a esta patologia.
A fisioterapia pode melhorar a força muscular, a função e a mobilidade, trazendo melhora na qualidade de vida do paciente.
A IgIV é superior a corticosteróides mas, levando em consideração o alto custo, esses são considerados de primeira escolha .
Fonte: Clique Aqui